Entenda a importância de ter um site mais rápido para seu negócio

Os últimos dez anos representaram grandes mudanças na era da internet. Primeiramente em relação a velocida

de de navegação e, em seguida, com a forma como as pessoas interagem com os conteúdos. Nessa segunda, entra um ponto que pode ser mais essencial do que você imagina: a importância de ter um site mais rápido.

Assim, com as diversas melhorias que vêm acontecendo, a otimização de carregamento das páginas se tornou um item cada vez mais cobrado. Inclusive, há duas frentes que estão fazendo com que isso deva receber sua atenção: Velocidade como fator de Posicionamento no Google e o Aumento do Uso de Redes de Dados Móveis.

Quer entender mais sobre estes dois pontos? Então continue acompanhando esse nosso post.

Um site mais rápido é fator de posicionamento no Google

O principal motivo pelo qual você deve se preocupar em deixar seu site mais rápido é para melhorar a navegação de seus visitantes. Mas claro, há um segundo grande motivo para você se importar com esse tipo de otimização: o posicionamento no Google.

Embora não haja uma definição precisa de quais são os inúmeros fatores que influenciam o posicionamento dos resultados nos buscadores, existem alguns pontos o Google deixa claro que a empresa considera como importantes. Nesta categoria está a velocidade do site.

A empresa Moz, uma das mais respeitadas na área de otimização de sites em todo o mundo, realizou um estudo sobre os reais impactos da velocidade das páginas no posicionamento delas. Nele, foram divididos os impactos da velocidade em dois pontos: o desempenho da velocidade do servidor (back-end) e desempenho da velocidade de visualização da página (front-end).

Os resultados apresentados mostraram que melhorias feitas no back-end trouxeram grandes melhorias para a página em questão de posicionamento. Já as mudanças feitas em front-end não mostraram resultados consideráveis. Entretanto, vale lembrar que melhorias deste tipo podem influenciar na usabilidade do usuário e, assim, fazer com que eles possam permanecer mais tempo na página, fazendo com que isso ajude o Google a melhor indexar os seus conteúdos.

Uma segunda pesquisa, realizada pela Akamai, apontou que 47% dos usuários esperam que as páginas carreguem em no máximo 2 segundos. A mesma pesquisa também apontou que 40% dos usuários simplesmente abandonam a página se ela demora mais do que esse tempo para carregar.

É claro que o tempo que uma página leva para poder carregar é composto por uma série de fatores, como: peso da página, qualidade do servidor, velocidade da internet do usuário etc. Porém, é preciso que você controle o que ao menos está sob seu poder.

É preciso levar em conta o aumento dos dispositivos móveis

Outro grande motivo pelo qual você deve considerar a criação de um site mais rápido é o grande crescimento dos dispositivos móveis (edge/2G, 3G/3G+ e LTE/4G). Isso porque, de modo geral, a navegabilidade nessas plataformas tende a ser mais lenta do que em uma rede conectada aos computadores. Além do mais, devemos ter sempre em mente que usuários de mobile são, normalmente, menos pacientes, portanto, a agilidade de seu site é crucial.

Esse fator deve sempre ser considerado com muita atenção pois, segundo dados de pesquisa, hoje, no Brasil, mais da metade das pesquisas do Google são realizadas a partir de dispositivos móveis. Nos Estados Unidos, Seychelles, Alemanha, Itália e Índia, essa taxa é em torno de 35% dos usuários.

Além disso, 65% dos clientes criam uma perspectiva muito melhor sobre empresas que possuem um site mais rápido e responsivo, que se adapte bem aos dispositivos móveis e que carreguem com facilidade as informações.

Utilize ferramentas que analisem como deixar o site mais rápido

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a melhor compreender como está a velocidade de sua página. Uma das principais é uma ferramenta do próprio Google, o PageSpeed Insights.

Na análise que essas ferramentas fazem, alguns pontos, em especial, são muito importantes e devem ser analisados mais de perto, como:

Tempo de Carregamento

Essa taxa analisa quanto tempo sua página demorou para poder carregar por completo. Vale lembrar que normalmente plugins sociais atrasam o processo, uma vez que eles esperam tudo ser carregado para não atrapalhar as informações do site.

Número de Requisições

Aqui são a quantidade de arquivos que precisam ser baixados. Quanto mais arquivos o seu site requerer download pior, uma vez que nem todos poderão ser baixados ao mesmo tempo, atrasando o carregamento da página.

Peso de cada conteúdo

Quantos Kbs foram baixados de códigos, imagens, CSS etc.

Tempo gasto por estágio

Quanto tempo sua página passou em cada um dos estágios, como: encontrando o DNS, recebendo arquivos, esperando resposta, conectando, entre outros.

Tempo Gasto por Domínio

Quanta informação foi baixada de cada site no qual você está conectando.

Além disso há diversas outras informações muito interessantes nessas análises, vale muito fazê-la e buscar corrigir tudo o que for necessário.

Entenda como deixar o seu site mais rápido

O processo de otimização e melhoria para deixar um site mais rápido é algo de certa forma um pouco completo, afinal de contas, depende de diversos fatores. Por isso, seja qual for o tipo de atualização que deva ser realizada, precisaremos de áreas que compreendam bem dos pontos levantados pelas ferramentas.

Mas de toda forma, para uma visão mais objetiva, uma boa dica para se entender o que pode ser feito por sua página, é acessar o site “Dieta do Navegador” (do inglês Browser Diet). Esse conteúdo foi criado por um grupo de profissionais de diversas áreas, onde são dadas algumas ótimas dicas de como melhorar a performance do JavaScript, CSS e HTML, tornando seu site mais rápido.

E para aqueles que precisam de uma ajudinha extra com esse processo, pode sempre contar a ZAPIXO para lhe ajudar a colocar sua página no topo das pesquisas do Google. Entre já em contato com a gente!

Menu